Em meio a tanta concorrência, as empresas enfrentam novos desafios, pois não basta ter um site na internet, é fundamental investir em estratégias de marketing digital para otimizar resultados e assim obter maior visibilidade.
Alcançar o posicionamento na Internet está cada vez mais complicado, pois muitas empresas veem essa alternativa como um meio de atrair mais visitantes para seu site e, assim, dar a conhecer suas ofertas.
No entanto, apesar da concorrência existente, foi desenvolvido um conjunto de otimizações que o ajudarão a melhorar o seu website e a experiência do utilizador. Isso é o que chamamos de SEO e explicaremos com mais detalhes do que se trata a seguir.
O que é SEO ?
SEO (Search Engine Optimization) significa otimização de mecanismos de busca, o qual é uma estratégia com técnicas e ferramentas que ajudam o seu site a alcançar um bom posicionamento na página de pesquisa (Google, Yahoo!,etc). Ao usá-lo, você conseguirá um melhor posicionamento, convertendo usuários em visitantes e gerando autoridade para seu site.
Essa estratégia é essencial, pois ao aumentar o volume de tráfego orgânico e ganhar mais visibilidade, você terá muito mais oportunidades de negócios, já que 90% das pessoas que pesquisam no Google, clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página.
O SEO ajudará você a destacar sua empresa do resto, gerar mais leads e fazer mais vendas para impulsionar seus negócios.
Como otimizar seu site com SEO?
A classificação de sua página web depende de vários fatores e os mecanismos de pesquisa confiam neles para fazer a seleção certa para o usuário. Entre eles, autoridade e relevância são extremamente importantes:
Autoridade: Refere-se à popularidade de um site. O usuário é quem dá o tom, já que o buscador é baseado em sua experiência, ou seja, quanto mais popular o site, mais útil é a informação que ele contém.
Relevância: É a correspondência entre as palavras-chave que o usuário digitou em sua consulta e o conteúdo da página da web que ele acessou através dos resultados da pesquisa.
Com base nesses pontos chegamos ao mais importante, como otimizar seu site? Bem, para obter mais tráfego, é necessário que o conteúdo que você publica seja útil para o seu leitor.
Os usuários fazem consultas assim que têm alguma dúvida ou problema e o fazem por meio de palavras-chave. Portanto, você precisa conhecer perfeitamente a sua buyer persona para poder identificar suas necessidades e prever suas próximas buscas.
Posteriormente, deverá criar conteúdos relevantes, embora não utilize necessariamente as mesmas palavras-chave, podem ser sinônimos ou outros termos, mas sempre no contexto do interesse do leitor.
Além disso, é importante que você use a mesma linguagem do usuário para estabelecer confiança e lembre-se de sempre escolher palavras com alto volume de pesquisa e baixa concorrência.
Dessa forma, os usuários se sentirão identificados e você poderá produzir conteúdo relevante e útil para eles, convertendo estranhos em visitantes constantes e, claro, em vendas concretas.
Para implementar uma estratégia de SEO, você pode contar com as ferramentas de Inbound Marketing, pois elas vão te ajudar a categorizar palavras-chave de acordo com o estágio da jornada de compra em que o usuário se encontra. Desta forma, será mais fácil fornecer-lhe o que procura através da oferta específica de que necessita.
Dicas de SEO para otimizar seu site
A seguir, confira as principais dicas de SEO para otimizar seu site:
Entenda as preferências do usuário
Seja para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais eficiente ou para oferecer uma experiência positiva baseada no layout, é fundamental considerar e avaliar as preferências do usuário para que os resultados comecem a aparecer. Afinal, a página precisa ser relevante para o visitante, certo? Nada mais indicado, portanto, do que conhecer a fundo o que o público procura .
Por isso, é fundamental que você defina a pessoa compradora do seu negócio, descubra tudo sobre seu comportamento e identifique o que deve ser feito para proporcionar uma experiência especial.
Considere que o conteúdo pode ser muito relevante para um determinado público, mas não interessante para outro público. Portanto, para atingir as metas , é necessário segmentar os esforços para aumentar as chances de sucesso.
Pesquise as palavras-chave
Este é um trabalho que começa com as palavras-chave mais relevantes para os usuários: Quais são os termos mais pesquisados por quem deseja atrair para o seu site?
Isso vale tanto para um e-commerce quanto para uma página institucional. É preciso trabalhar o que é interessante para seus visitantes, o que aumentará a relevância de suas páginas .
Cuidado com a URL
Outro fator importante é a criação de uma padronização para as URLs de suas páginas . Embora as pessoas não escrevam especificamente uma seção do seu site, os mecanismos de busca consideram esses endereços importantes para a definição do posicionamento orgânico.
Por isso, organize tudo o que será apresentado em suas páginas e faça um planejamento específico para criar URLs mais limpas e práticas.
Use imagens otimizadas
As imagens também devem ser otimizadas, pois influenciam diretamente na experiência do usuário. Ao mesmo tempo, eles não podem ter qualidade ruim, pois isso pode representar perda de vendas para um e-commerce, nem podem ser muito pesados.
Leve em consideração que a impaciência é uma característica dos consumidores de hoje e um longo tempo de carregamento pode significar o abandono do carrinho de compras.
A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam o trabalho, otimizando as imagens para que não pesem tanto ou interfiram na qualidade do conteúdo visual.
Invista em uma estratégia de link building
A criação de conteúdo não pode ser feita de forma isolada, é necessário utilizar recursos e técnicas que aumentem ainda mais a autoridade e a relevância da sua página.
Isso é conseguido desenvolvendo uma estratégia de link building, que consiste em obter links de entrada para seu site de domínios relevantes em seu universo temático. Isso significa que sua página é recomendada por outros produtores de conteúdo, o que pode aumentar sua relevância aos olhos dos buscadores.
Algumas técnicas de Link Building são:
- Guest Posts: consiste em criar conteúdo para outras páginas da web e receber um link para sua página em troca);
- troca de links: dois domínios enviam links entre si para aumentar a relevância de suas páginas;
- Substituição de link quebrado: você pode identificar uma página da Web que tenha um link com um erro 404 e sugerir que seu proprietário coloque seu link em seu lugar.
Garanta que suas páginas carreguem em alguns segundos
Segundo o próprio Google, uma página que leva entre 1 e 10 segundos para carregar representa um aumento de 123% nas chances de um usuário sair daquele site. O ideal é que a carga não ultrapasse 3 segundos, oferecendo ao visitante uma experiência ágil para que encontre o que procura sem estresse.
Continue testando e monitorando o desempenho
Outro ponto essencial para a otimização de sites é entender a importância do Google Analytics.
Use técnicas como testes A/B para identificar as formas mais eficientes de gerar um impacto positivo no seu público e, assim, aumentar a precisão das estratégias, acompanhando-as com métricas como ROI.
Além de testar, é fundamental sempre encontrar formas de melhorar o que é oferecido aos usuários em suas páginas. O desempenho positivo pode ser bom por um tempo, mas você pode perder o envolvimento com uma mudança de comportamento.